Falar de amor ao próximo vai muito além de um mandamento bíblico deixado por Cristo. O amor, cuidado e respeito com pessoas semelhantes e diferentes a nós, não deveria ser algo imposto, mas sim, algo natural do ser humano.
Hoje você vai conhecer a história de uma belmontense que decidiu abrir mão do tempo com a própria família, das obrigações profissionais e familiares movida pelo sentimento de ajudar o próximo. Silvana Rodrigues Alves decidiu dedicar seu tempo e esforço para dar conforto e companhia ao público da terceira idade, devido a situação de abando e descaso que alguns se encontravam na cidade, ela passou a acolher e cuidar deles em sua própria casa.
 
Nesta época, sua residência passou a ficar pequena e sem estrutura devido ao número não só de idosos, mas de jovens em situação de vulnerabilidade social que também eram acolhidos por ela. Sendo assim, alugou imóveis para colocar estas pessoas pensando em oferecer mais conforto a eles. Muitos dos idosos que a Silvana cuidava não recebiam beneficio nenhum e nem ajuda de familiares, mas mesmo assim, ela chegou a sofrer duras críticas e preconceitos de muitas pessoas que alegavam que ela só queria se apropriar do dinheiro deles. .
 
Foi então ela tomou uma atitude radical e com o apoio do seu esposo decidiu usar as economias que tinha juntado ao longo dos anos e construir um espaço no fundo de sua residência para melhor acomodar a todos. Mesmo com os investimentos feito nesse local, o Abrigo da Silvana ainda precisa de muitas melhorias. Atualmente 11 pessoas moram lá, alguns vindos até dos distritos, inclusive o senhor mais velho tem 101 anos e há mais de 16 anos que está sobre seus cuidados e conta com ajuda de duas colaboradoras para auxiliá-la nas tarefas.
 
A cada mês Silvana trava uma guerra pra conseguir custear as despesas da casa para que não falte nada a nenhum dos acolhidos. Essa dedicação já dura mais de 20 anos e mesmo com a falta de investimento e ajuda do poder público ela tem feito de tudo para ajudar aqueles que não têm com quem contar. Hoje aos 52 anos e com mais de 20 anos de serviço social prestado, ela relata que seu maior sonho é poder legalizar seu espaço e com isso, poder gerar recursos próprios que irão proporcionar mais conforto e dignidade a cada um dos idosos e demais que ali decidirem permanecerem.
 
Com muita audácia Silvana abdicou de muita coisa para viver um sonho inspirador: ajudar o próximo. Que mais e mais pessoas possam sejam contagiadas com o seu espírito bondoso e otimista e se inspirem em você e suas atitudes.
 
O Abrigo da Silvana está Localizado na Travessa Manoel Vitorino, 68 Ponta de Areia. Para maiores esclarecimentos sobre esse trabalho e formas de fazer doações, entre em contato com o número (73) 91979515 ou agende uma visita e tire suas próprias conclusões.