O PCdoB celebra de modo especial a eleição de Thyara Melgaço, única mulher eleita vereadora. Ela é muito popular no Distrito devido a sua participação em projetos sociais e ao modo como se posiciona de maneira sempre atuante e crítica na defesa de demandas que visam o melhor para sua comunidade. 
 
Thyara foi a líder em votação no município com 526 votos, e chega a Câmara de Vereadores após sua segunda tentativa. “Me coloco em condição de igualdade com os colegas que entraram agora comigo, este é um desafio e uma responsabilidade postos a todos nós vereadores, independente de eu ser mulher. Entretanto, sendo a única mulher, a minha responsabilidade triplica porque terei uma cobrança muito forte neste sentido, existe uma expectativa muito grande por parte das próprias mulheres”, analisa. Thyara reconhece os desafios que o gênero feminino enfrenta, mas se preocupa em não reforçar estereótipos.
 
“A gente não pode mais taxar ou segmentar a sociedade porque historicamente a nossa sociedade é engavetada. Na verdade, a minha compreensão é do todo, de uma sociedade igualitária, cada um tem que ser respeitado nas suas particularidades. Eu não sou uma feminista. Me defino, talvez, como humanista porque todas as pessoas têm que ser respeitadas, independente da sua condição, do seu gênero”, completa.