A prefeitura municipal através do NIASPE – Núcleo de Inclusão e Assistência a Pessoa com Necessidades Educacionais está realizando a semana de conscientização do autismo. 
 
A ação tem como objetivo mobilizar atenção para a causa, conscientizando a população a partir da realização de ações que colocam em pauta o Autismo, visando reduzir a discriminação e o preconceito. Foram programadas para a semana de conscientização algumas atividades, tais como, disponibilização de conteúdos informativos nas plataformas digitais como banners, vídeos e entrevistas.
 
 
 
O Autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento marcado por três características fundamentais: prejuízos na interação social; dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos; e o padrão de comportamento restritivo e repetitivo. Apesar de não ter cura, o TEA tem possibilidades de tratamentos que devem ser realizados por equipe multidisciplinar. O início precoce das intervenções é fundamental para o prognóstico, bem como para a qualidade de vida das pessoas que estão no espectro do Autismo e das suas famílias.
 
“Se vocês perceberem algum sinal desses em seu filho procure ajuda médica. Nós estamos aqui com a campanha que está falando sobre o respeito ao transtorno do espectro e esse respeito começa dentro de casa,  então não sinta vergonha, não tenha medo, porque quanto mais cedo você levar seu filho pra ter um acompanhamento mais chance de desenvolvimento ele vai ter, porque apesar de não existir cura para o autismo, existe tratamento para uma qualidade melhor de vida para que eles possam crescer, para que consigam trocar olhares com você, interagir com outras crianças. Então, quanto mais cedo você levar seu filho, mais chance ele vai ter de ter uma qualidade de vida melhor”, salienta a Coordenadora do NIASPE Leticia Aguiar.