Vale gás ainda existe? Saiba mais!

Criado em 2001 o Benefício do Vale Gás ainda atende muitas famílias no Brasil. É mais um dos benefícios do Governo Federal visando ajudar famílias de baixa renda com assistência ao menos do básico. Ainda está em funcionamento e pode ajudar muita gente. Saiba mais!

O que é o Vale Gás?

O Vale Gás é um benefício do Governo Federal como distribuição de renda para a camada mais pobre do Brasil. O programa tem administração do Ministério de Minas e Energias e funciona em todo o país. 

O benefício do Vale Gás consiste em receber um valor mensal para ajudar a custear a compra de um botijão de gás. Hoje é chamado de “Bolsa Gás”, um dos itens mais caros da feira básica. Para muitos pode significar uma boa parcela da renda para manter a mesa com alguns itens de subsistência básica para a família.

Este foi o primeiro benefício do Governo Federal focado na baixa renda. Ele começou a funcionar antes mesmo de existir o Bolsa Família e Bolsa Escola, hoje os projetos em maior destaque no país. Acredita-se que ele tenha sido a principal base para o Bolsa Família iniciar seu trabalho e tirar o Brasil do status de “pobreza estrema” de uma boa parte da população. 

Como funciona o Vale Gás?

O Vale Gás funciona com um pagamento periódico para todos os cadastrados no programa. A assistência é paga em dinheiro e o beneficiário pode comprar onde e quando quiser seu gás. Não existem postos de atendimento cadastrados e únicos para solicitar o benefício. 

Até então o programa deve continuar por muitos anos e não há indícios de ser cortado. Mesmo com as mudanças de Governo continua como um dos benefícios mais sólidos do mercado visto a quantidade de gente a qual ajuda. 

O benefício é necessário por diversos pontos. Um deles é que a Bolsa Família é paga em um valor muito curto, a partir de R$ 39. Esse é um valor inferior ao custo do gás de cozinha, o que deixaria alguns beneficiários sem alimentação por direcionar o dinheiro para o combustível para o preparo dos alimentos. 

Como ter direito ao Vale Gás

O primeiro passo para ter direito ao Vale Gás é fazer parte do Cadastro Social do Governo Federal. É o mesmo cadastro do Bolsa Família. Basta procurar a prefeitura de sua cidade ou um dos postos de atendimento do Bolsa Família para se cadastrar. 

As regras para ter direito são as mesmas do Bolsa Família. É preciso ter renda familiar mensal de até meio salário mínimo. Os benefícios pagos em conjunto dos projetos sociais não devem somar mais que R$ 180.

O valor do Vale Gás varia de acordo com a composição familiar. Afinal, mais membros da família cozinham mais e consomem mais botijões de gás por mês. Famílias maiores recebem um pouco mais. 

O dinheiro do Vale Gás é pago juntamente com o Bolsa Família. O saque então é realizado com o mesmo cartão para ambos em uma casa lotérica ou agência da Caixa Econômica Federal. 

FONTE

This entry was posted in Blog. Bookmark the permalink. Both comments and trackbacks are currently closed.