Qual a diferença entre Sisutec e Pronatec?

Os cursos técnicos têm ficado cada vez mais populares entre os estudantes, seja por sua curta duração, sua conexão com o mercado de trabalho ou a popularização de seu acesso. Existem algumas iniciativas que têm permitido a formação de jovens e adultos por todo país, como o Sisutec e o Pronatec, mas qual é a diferença entre os dois? Se você quer esclarecer as suas dúvidas quanto aos dois programas, confira o texto a seguir.

O que é o Pronatec e o Sisutec?

Ambas as siglas são parecidas, e as duas representam iniciativas que ajudam os brasileiros a alcançarem uma formação profissional de qualidade. Mas vale mencionar que os programas funcionam de maneira diferente.

O Pronatec corresponde ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego criado pelo Governo Federal com o intuito de facilitar o acesso de pessoas de baixa renda sem formação profissional a cursos técnicos gratuitos. As opções de curso são muitas e estão distribuídas por todo país.

Já o Sisutec é a sigla para o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica é uma plataforma criada  e administrada pelo Ministério da Educação e Governo Federal para que os alunos possam se cadastrar nos cursos ofertados. O Sisutec cursos proporciona vagas para o ensino superior e técnico.

Quais os requisitos dos programas?

Assim como todos os programas geridos pelo Governo Federal e o Ministério da Educação, para realizar o Sisutec inscrição e o Pronatec inscrição é preciso estar de acordo com aluns requisitos. São eles

Pode se inscrever no Sisutec:

  • Quem já tiver concluído o Ensino Médio;
  • Quem tiver realizado a versão mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem);
  • Quem obtiver nota mínima de 450 pontos nas matérias do Exame;
  • Quem obtiver nota superior a zero na prova de redação do Exame.

Pode se inscrever no Pronatec:

  • Quem for aluno do Ensino Médio da rede pública de ensino;
  • Quem for aluno do Ensino Médio da rede particular na condição de bolsista integral;
  • Quem for estudante do Eja (Educação de Jovens e Adultos);
  • Trabalhadores assalariados;
  • Quem for beneficiados por programas de transferência de renda, tais como o Bolsa Família.

Os candidatos que cumprirem estes requisitos podem se inscrever na plataforma online do Sisutec. A oferta de cursos é muito grande e visa mudar o cenário profissional do país. Muita gente já foi beneficiada por iniciativas como as mencionadas, então verifique as vagas para a sua região e inscreva-se!

This entry was posted in Blog. Bookmark the permalink. Both comments and trackbacks are currently closed.